Quando falamos em jogos digitais, podemos dizer que eles são classificados quanto ao número de jogadores: Single player ou Multiplayer.
Sobre Single player(Jogador Único): Podemos dizer que são a maioria dos jogos lineares, voltados para narrativa.
Jogos lineares: São jogos que você só consegui prosseguir com uma história, com um único modo e por um único caminho já traçado pelo Level Design(criador).
Jogos Multiplayer: São voltados com serviços de suporte, atualizações e DLC(Conteúdo Baixado).
Requisitos básicos para o funcionamento para os jogos multiplayer:
- Taxa de rápidas de atualizações do jogo;
- Latência máxima;
- Tratamento de múltiplos dispositivos de Entrada e saída;
- Representação realista no jogo;
- Suporte ao recursos computacionais e de rede heterogêneas, estabilidade.
Modelos de comunicação para jogos Multiplayer são:
- Modelo cliente/servidor: A comunicação direta se dá somente do cliente com o servidor e vice versa.
- Modelo Peer-To-Peer: A comunicação e direta entre nós, sem intermédio de um ou mais servidores.
- Modelo Híbrido: A comunicação consiste na combinação do modelo cliente/servidor e peer-to-peer.
O Modelo + utilizado: É o cliente/servidor, utilizados em jogos MMO, onde os jogadores utilizam para se conectar ao servidor do jogo.
Então espero ter ajudado..
Deixe um comentário