Gamification Agregando Valor Nas Organizações.
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”
(Leonardo da vinci)
Na organização podemos ajuntar em duas categorias que denominamos de externa e interna, não no âmbito da organização, mas como uma comunidade com os mesmos fins.
Na categoria interna: Têm como seu público principal os seus colaboradores parte importante de uma organização, pois motivar esse pessoal a trabalhar melhor e a nossa meta, na categoria interna e onde se encontra a aprendizagem que será o nosso foco gamificado.
Na categoria externa: “O todo” que se deseja gamificar, engajar, mobilizar e fidelizar.
Neste caso nas organizações que estão relacionados o marketing, vendas e engajar o consumidor que é o nosso desafio.( Esses seriam o todo).
“Programas Gamificados para incentivar o aumento da produtividade ou crowdsourcing”
- Produtividade é a capacidade de produzir.
- Crowdsourcing é o modelo de produção baseado na utilização da inteligência e conhecimentos coletivos e voluntários, para a produção de um conteúdo e soluções de problemas.
“O engajamento têm que se divertido, pois a gamificação simplifica o complexo”
Muitos dos modelos existentes para estudo se apoiam sobre este mesmo tripé: Mecânica, dinâmica, e estética.
Eu, Moisés castro como sou estudante de Tecnologia em jogos digitais, onde já estudei todo processo de criação de game designer, prefiro a Tetráde elementar, mas afinal o que é isso:
Tetráde Elementar: São os elementos básicos de um jogo, onde podemos adaptar na gamification.
Esses são os elementos da tetráde elementar:
- Mecânica;( São as regras)
- Narrativa;(É toda a História);
- Estética;(Todo processo de arte, música, desenhos etc.);
- Tecnologia;( Como você vai criar este processo de desenvolvimento, que tipo de tecnologia ira usar?)
E sobre tudo isso temos que saber a diferença entre experiência e game:
- Game: é o conjunto de regras, estética, mecânicas e tecnologia, a combinação desses elementos promove toda a experiência.
- Experiência: É a forma como você se sente com o jogo, com a gamificação.
Espero que tenham gostado>>Obg.
Biografias estudas e pesquisadas:
- Flora Alves, Gamification
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